terça-feira, 22 de dezembro de 2015

3 anos de Escape

No dia 22 de dezembro de 2012 juntamos-nos no Bar do Seu Zé na Vila Madalena (quando ainda era na Cardeal Arcoverde) para tomar uma cervejas, comer algumas empanadas e falar de quadrinhos, mas não só falar, sentamos ali não só pra isso, mas também e, principalmente, pensar em alguma coisa que pudéssemos fazer, uma revista, como poderíamos publicar algo nosso. Enfim, ali era o embrião do que seria a Escape. Foi meio que um parto de elefante, demoramos 2 anos imprimir o nosso debut. Mas em compensação, em 2015 lançamos 4 edições, participamos de uma porrada de evento, conhecemos um monte de gente, enfim, 2015 foi foda. E tudo começou numa mesa de buteco, há 3 anos. Obrigado a todos que participaram e ainda participam do Coletivo Escape HQ. 2016 tem mais.

Mas ainda não entramos de férias, eis aqui mais uma tira do, supreendentemente prolífico Thomaz Ayres.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O mundo doente de Plínio Leo Sene

Taubaté é um município do Estado de São Paulo, famosa pelo seu filho mais ilustre, Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, mas não vamos falar do nosso amigo monocelha, mas sim de Plínio Leo Sene, outro grande taubatense ilustre. Um pouco diferente do véio reaça que não gostava dos modernistas e com uma escrita bem racista (um homem de seu tempo, claro), Plínio mostra uma Taubaté crua, não as dos sítios e suas vovózinhas fazendo bolo de fubá, e sim as dos botecos, puteiros, motéis baratos, das pessoas comuns, enfim, do cotidiano de qualquer cidade, grande ou pequena.

Aqui, uma pequena amostra do trampo dele.






Com orgulho, podemos chamar o Plínio de escapista, com seu traço tosco e nojento, sua acidez e a facilidade de contar histórias.  Conheçam o trabalho dele aqui. E também no Zine Escape HQ.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Os Super-Heróis

Quem disse que o pessoal da Escape não sabe criar super heróis? Começa agora a supersérie mais superlativa dos quadrinhos! Autoria de Thomaz Ayres, que tem o superpoder de não tomar multas.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Escape #3


























2015 tem sido um ano bacana pra Escape, partimos de 2 anos de morosidade do Coletivo (que existe desde dezembro de 2012 e que nada havia sido produzido) para 3 edições impressas, contando com a edição 0, gratuita, com apenas 16 páginas, apenas um petisquinho do nosso trabalho. Além disso, participamos dos nossos primeiros eventos, conhecemos o pessoal que produz essa nova safra de quadrinhos independentes/alternativos, enfim, aparecemos um pouco por aí.

Mas coisas boas ainda estão vindo, apesar de já estarem vendendo panetone, o ano ainda não acabou! E a Escape #3 está rodando já no complexo gráfico do multitask Marcatti e vamos lançar na FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos em Belo Horizonte, além de outros lançamentos e produtos espetaculares, aguardem novidades.

Eis a capa!

A Escape #3 conta, nesta edição, com 12 colaboradores: 

E, como sempre, HQs originais, autorais e sensacionais!

Logo estaremos vendendo em nossos canais tradicionais de sempre (Lôdjinha, Ugra, Gibiteria, Monkix, etc.), divulgaremos logo.



Mas, por enquanto, fiquem com algumas páginas integrantes desta nova jóia dos quadrinhos nacionais (clique na imagem pra ver melhor).



E não se esqueçam: COMPRE ESCAPE OU MORRA!




quarta-feira, 29 de julho de 2015

Baú da Escape #2

Nos idos de 2013, a nossa escapista Thaiz Leão fazia tirinhas sobre Deus e eram ótimas. Enchemos sempre o saco dela pra dar continuidade. Enquanto ela não produz nada dessa série, desenterramos essa.


sexta-feira, 24 de julho de 2015

Baú da Escape #1

O Coletivo Escape foi criado no final de 2012, éramos jófens e inexperientes. Criamos a fanpage e começamos postar algumas coisas por lá ainda pensado como ia ser o coletivo e o que iríamos publicar. Enfim, quase 3 anos passaram, demoramos mais do que deveríamos, mas o Coletivo começou a andar, temos algumas publicações e mais algumas no forno. Somos um case de sucesso! hehehehe.

Enfim, no começo, publicávamos alguns desenhos soltos, charges, tiras, algumas coisinhas para dar um gostinho do que estava por vir (e até, para ganharmos tempo para definirmos o que faríamos de verdade). Ficaram lá, perdidas nos arquivos do Facebook. O Baú da Escape tem como objetivo, resgatar um pouco essas coisas legais (na nossa opinião). Vamos republicando essas coisinhas aos poucos, até para apresentar melhor nossos integrantes.

































Essa charge é do Thomaz Ayres, nosso guru transcendental. De traço elegante e personalidade pacata, é o elo que une os egos inflados do Coletivo, levando cervejas para as reuniões. Aqui alguns trampos dele (apesar que ele não atualiza há alguns anos).

terça-feira, 2 de junho de 2015

Lojinha da Escape

Aqui está as formas de comprar os produtos Escape. Vamos atualizando conforme surgirem novidades.

Escape #1



Detalhes:
– 40 páginas;
– formato 15,5×23 cm;
– P&B;
– impressão offset;
– 8 histórias espetaculares.






















Você pode comprar na Gibiteria, pela Ugra Press ou mesmo direto com a gente clicando no botão abaixo.




EM BREVE O NÚMERO 2!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Coletivo Escape HQ



A Escape HQ surgiu como um coletivo de quadrinhos no final de 2012. Seus integrantes eram, quase todos, alunos do curso de design gráfico da Mackenzie (SP) e tinham interesse em ilustrar/trabalhar com quadrinhos e afins.

Tínhamos uma proposta simples: criar uma revista coletiva. Mas aí surgiram os TCCs, trabalhos, preguiças etc. e o grupo se dispersou.

Em janeiro de 2015, o grupo se reuniu novamente. Com alguns novos integrantes (que trouxeram uma injeção de ânimo) e com os integrantes remanescentes (agora já formados), resolvemos tentar novamente. Concluímos nossa primeira edição no final de fevereiro e publicamos 4 edições em 2015 (com direito a edição 0, um prelúdio sem sentido algum).

Sempre com histórias inéditas e autorais, nosso objetivo é trazer um pouco o velho espírito dos fanzines oitentistas, mas não só isso: queremos, como o nome do fanzine sugere, que nossas publicações sejam uma válvula de escape.

Histórias sobre qualquer coisa, sem amarras ou preceitos morais.

Integrantes fixos do Coletivo Escape:

Felipe “Jesus” Guaré, é designer por imposição, quadrinista por opção e traficante de armas pesadas por vocação. Procurado pela INTERPOL, encontra-se refugiado em alguma Guiana.

Fernando Barone, Não sabe se escreve para viver ou se vive para escrever. Já foi assessor de imprensa, trabalhou com mídias sociais, foi Editor-Assistente da Revista MAD e hoje em dia é roteirista. Tem uma alergia mortal a cogumelos, é daltônico e rabugento.

Gustavo Lambreta, com nuances ditatoriais, conduziu com mão-de-ferro as 2 primeiras edições da Escape, foi deposto e hoje se contenta em servir o café nas reuniões do coletivo tramando a sua volta. Além da Escape, publicou de forma independente o livro em quadrinhos Traje de Rigor e é professor de Comunicação Visual nas horas vagas.

Luiz Franco, não sabe desenhar um O com o copo mas já vendeu consórcio, foi auxiliar de manutenção, professor, arqueólogo, técnico gráfico e outras coisas. Assumiu a profissão de poeta só pra não dizer que é desempregado.

Plínio Leo Sene, cartunista de Taubaté. Publicou 2 zines: “Cu não tem acento” e “Canibal Cartum”. Sommelier do Crack, caiu nessa modinha de desenhar sobre si para pagar seu vício.

Samuel Sajo, devoto de Cthulhu e de Howard (O Pato) matava aulas da catequese para fazer arte rupestre nas paredes da casa de seus pais.

Sara Prado, amante de quadrinhos, café e gatos. Trabalha de designer de dia, e quadrinista a noite. Fazendo parte dessa patota de quadrinistas independentes com insônia.

Thaiz Leão, plural sem frescura, velha enrustida desde os 16. Finge que desenha muito, faz carinha de quem tá gostando demais.

Willian Pedroso, um desenhista pão-duro, viciado em HQ desde sempre, que aprendeu a fazer suas próprias tiras para economizar uma grana.

Mas isso não quer dizer que somos um coletivo fechado, mandem também suas colaborações. Criamos este blog justamente para isso, divulgar nossas coisas, mas também trocar (ideias, artes etc.).

Então, pega uma breja na geladeira e fique a vontade. A casa é sua.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Compre ou morra

Finalmente chegou a primeira edição impressa da Escape HQ, e estamos disponibilizando a sua compra online através do PagSeguro, pois foi a forma mais simples que encontramos de mandar para todo mundo.

Como é a primeira edição, cabe aqui descrever um pouco do fanzine:
- 40 páginas;
- formato 15,5x23 cm;
- PB;
- Estórias espetaculares.


Por módicos 12 mangos (com frete incluso pra todo Brasil), você recebe diretamente no conforto do seu lar esta pequena joia.

Aqui ó: